O curso de graduação em Tecnologia em Design de Moda da Universidade Franciscana é uma proposta de ensino que combina duas características importantes: o caráter operacional dos cursos técnicos e o aprofundamento teórico dos cursos de graduação.
Assim, o tecnólogo em design de moda é um profissional diferenciado, que compreende processos mercadológicos, tecnológicos e científicos, para elaborar coleções contemplando uma política criativa inovadora e de qualidade, atendendo ainda demandas estéticas, ergonômicas, sociais e culturais. Para tanto, este profissional possui domínio técnico e científico para elaborar portfólios, modelos, representações gráficas, além da capacidade de gerenciamento sobre confecções e vestuários.
O curso de graduação em Tecnologia em Design de Moda da Universidade Franciscana se insere em um contexto de crescimento da indústria de artigos de vestuário e acessórios em Santa Maria (são 208 empresas, conforme dados oficiais da Secretaria da Fazenda) e, portanto, visa formar profissionais cris e responsáveis para atender a essa demanda. A longo prazo, a iniciativa tende a contribuir no desenvolvimento de um polo local e regional de produção de vestuário.
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do Curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Desenho e Teoria da Cor inseridos no Design de Moda; Figura de Moda e Círculo Cromático; Detalhamento da figura de moda e Temperatura das cores; Representação de detalhes de roupas e panejamento; Esquemas de composição cromática: harmonias e contrastes.
Estética e Arte; Movimentos artísticos e vanguardistas; Movimentos artísticos contemporâneos; Relação entre moda e arte
Contextualização da moda; Atividades do designer de moda; Eventos de moda; Elementos e princípios do design
Pré-História, Antigas civilizações e Idade Média (Surgimento da Moda); Moda da Idade Moderna do século XVI até o final do Século XVIII.; A moda do século XIX: O nascimento da alta-costura; A Moda dos Séculos XX e XXI: A Revolução da Moda
Conceitos e princípios da criatividade e dos processos de criação; Materiais para criação de estruturas de objetos; Experiências no bi e tridimensional; Criação de projeto final a partir de referências de estilos.
Iniciação e criação de bases para a execução do desenho técnico ; Representação gráfica de elementos e efeitos para a execução do desenho técnico; Criação de modelos diversos; Construção do croqui digital e ficha técnica
Proporção, projeção e Color Forecasting na figura de moda ; Representação: Panejamento, Padronagens, Estampas e Texturas; Técnicas mistas; Desenho de Acessórios e complementos de moda ; Ilustração de moda: Forma, comunicação e expressão
Princípios da ergonomia; O corpo humano ; Antropometria ; Ergonomia aplicada à moda
Percepção visual; Leis da Gestalt; Comunicação e Linguagem Visual; Anatomia da Mensagem Visual
Conceitos básicos de Modelagem; Estudos antropométricos para a moda; Construção de Bases Industriais em Modelagem Plana; Interpretação de Modelos do Vestuário
Principais matérias-primas, características e utilização na confecção do vestuário; Etapas do Processo Produtivo da Confecção do Vestuário; Montagem e acabamento de peças do vestuário; Ficha de seqüência operacional de montagem
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
A serigrafia: da tradição à contemporaneidade; Técnicas e materiais de serigrafia; Processos de gravação e impressão de matrizes; Impressão em diversos suportes
Criação e interpretação de modelos de vestuário ; Graduação de moldes ; Estudo da forma; Modelagem em malha
Fluxograma do processo produtivo.; Prática de costura do vestuário – tecido plano; Prática de costura do vestuário – malha; Ficha de sequência operacional de montagem
Conceituações básicas do design. ; Planejamento e desenvolvimento de projetos de produtos de moda com base nas metodologias.; Pesquisa e análise de dados para o desenvolvimento de projetos; Metodologia científica para elaboração de projetos de pesquisa.
Tendências de moda na sociedade contemporânea; A pesquisa de tendências na indústria da moda; Pesquisa de tendências por segmentação; Desenvolvimento de projeto autoral
Coleção de Moda.; Planejamento de Coleção. ; Processo Criativo.; Desenvolvimento de Coleção.
Personalidade, identidade e comportamento do consumidor; Consumo e Consumo simbólico.; Consumo de moda: o significado das marcas; Consumo autoral: gerações comportamentais
A Marca de Moda; Comunicação para Marca de Moda; Produção de Eventos para Marca de Moda; Execução de Projeto Autoral
Serigrafia: Origem, conceitos e fundamentos.; Técnica de estamparia digital.; Técnica de estamparia artesanal: serigrafia.; Utilização de programas para criação e simulação digital.
Fibras Têxteis; Fios têxteis ; Tecidos; Tecnologia têxtil e sustentabilidade.
Conceito de moulage ou drapping; Origem e aplicação na atualidade; Execução da técnica de modelagem tridimensional; Criatividade e modelagem tridimensional.
Breve histórico dos adornos corporais ; Tendências contemporâneas dos adornos e acessórios; Materiais e processos de produção; Desenvolvimento do projeto de acessórios de moda
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Design e sustentabilidade para inovação social ; O design entre o indivíduo e a sociedade; Interação universidade/comunidade e planejamento do projeto; Materialização do projeto
Conceitos básicos do Audaces Vestuário Moldes; Modelagem feminina e masculina; Modelagem em malha; Encaixe e risco
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Marketing, Marketing de Varejo e Merchandising; Consumidor(a) e Loja; Exposição e Espaço ; Arquitetura efêmera
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Planejamento das atividades; Execução das atividades ; Criação e/ou Desenvolvimento de produtos; Relatório de Estágio
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
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Obrigatórias | 1840h |
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Optativas | 80h |
ACC | 40h |
Estágio | 80h |
Total | 2040h |
- Ateliês de alta costura: participando de todo o processo de produção de uma peça de roupa e acessório, desde o corte até o acabamento final;
- Análise de Mercado da Moda: pesquisas de público-alvo,mercado, tendências mundiais, locais e pesquisa de tecidos e estamparia
- Fabricação de roupas e de acessórios: desenvolvimento e criação de produtos, estampas, etiquetas, embalagens,criação de novas marcas e de logotipos;
- Gestor de Empresas de Moda: supervisor de empresas de confecção e supervisor de produtos confeccionados;
- Produção de desfiles, catálogos, banners, looks para comerciais e produção de vitrines e lojas;
- Pesquisa e criação de moda;
- Modelagem;
- Gerenciamento de compras;
- Consultoria de estilo;
- Produção e fotografia de moda;
- Visualmerchandising (pontos de venda e vitrinismo).
Contato
E-mail: designmoda@ufn.edu.br
Telefone:(55) 3025.9000
Ramal:9054